ECT cancela o fechamento da AC São José após ato de repúdio chamado pelo SINTECT-SP

Notícia publicada dia 07/06/2017 22:04

WhatsApp Image 2017-06-07 at 20.11.38

Os diretores do SINTECT/SP, Douglas Melo, José Maria (Ceará) e José Luiz realizaram um ato com apoio dos moradores e comerciantes da região do Grajaú, na Zona Sul da capital, contra o fechamento da Agência São José, no dia 7 de junho, às 10h00, em frente à Agência!

Os diretores do Sindicato juntamente com os trabalhadores da Agência e dos líderes comunitários Moacir Gonçalves e Zito Pereira – representantes do Movimento Urbano Cidade Saudável – realizaram uma força tarefa para impedir o fechamento da AC São José, elaboraram um abaixo assinado, petição pública, dois ofícios encaminhados aos Deputados Orlando Silva e Leci Brandão, Federal e Estadual respectivamente. O apoio da população foi fundamental mobilizou junto com o Sindicato, pois se o fechamento ocorresse no dia 30 de junho, como a direção da empresa anunciou, o prejuízo e o transtorno dos moradores do entorno seriam enormes, porque não há outras opções de atendimento postal por perto.

A agência Parque das Árvores é a mais próxima: fica há sete quilômetros de distância. Já a agência Parelheiros, está a 12 quilômetros.

Além disso, a Agência São José é essencial e estratégica para os cerca de 250 mil moradores do bairro pela prestação de serviços postais e bancários, através do Banco Postal, numa região que abriga população com uma das menores rendas da cidade, muito carente de serviços públicos.

O fechamento dessa agência era claramente inaceitável! Significaria o fim da prestação de mais um serviço público, aumentando a carência já existente, e o fim de um serviço social numa região em que a população realmente necessita dele, com grandes perdas para a população.

Claramente é mais uma medida arbitrária da direção dos Correios, indicada pelo governo Temer, que alega dificuldades financeiras e a necessidade de fechar unidades deficitárias para melhorar a situação financeira da empresa.

Antes de tudo, tais dificuldades não foram provadas. E mesmo que sejam, não podem levar ao encerramento de uma agência essencial como a São José, em prejuízo de uma grande população de uma área carente da cidade.

Os Correios não podem ser tratados sob a ótica fria do administrador de empresas. Ele é um patrimônio do povo brasileiro, fundamental para a integração regional e nacional. Sempre serviu à população, dando lucro e gozando de alta credibilidade. Se há dificuldades, foi o próprio governo que criou, com má administração, comando político e repasses abusivos de recursos da empresa para os cofres governamentais.

O governo tem, portanto, obrigação de investir nos Correios e garantir a manutenção do direito à comunicação postal e à integração que ele representa para a população brasileira.

O Sindicato parabeniza o apoio dos trabalhadores da AC São José, dos CDDs da região, dos movimentos sociais do Grajaú e adjacências, do Distrital do PC do B Capela do Socorro, do Deputado Federal Orlando Silva, da Deputada Estadual Leci Brandão e principalmente dos moradores e comerciantes que colaboraram com o Sindicato nessa luta em defesa da empresa de Correios.

Qualquer movimentação posterior objetivando novamente o fechamento de agências, o Sindicato estará agindo e continuando agindo fortemente em defesa dos trabalhadores e dos Correios 100% público.

Confira abaixo mais imagens do ato: