Extinção do OTT e redução de jornada e salário visam à terceirização e privatização

Notícia publicada dia 01/01/2018 07:30

Em seu Primeira Hora de 26/01/18, a direção da empresa informa como algo normal e até lógico a decisão do Conselho de Administração, tomada no dia anterior, de extinguir o cargo de OTT e possibilitar a flexibilização da jornada com a redução de horas trabalhadas e salários para todos os cargos.

A justificativa “lógica” da direção da ECT é que a extinção vem para “adequar a força de trabalho da empresa diante da aceleração do processo de automação de triagem de cartas e encomendas.” Para ela os OTTs são obsoletos, por isso seriam reenquadrados como carteiros ou atendentes e o cargo será extinto de vez quando o último da espécie não existir mais.

Será que o trabalho executado pelos OTTs, de triagem e preparação das cartas e encomendas para a entrega, vai acabar? É claro que não! A direção da ECT quer terceirizar esse trabalho, e já se fala nos bastidores na contratação de uma empresa para isso.

A direção da ECT também diz em seu Primeira Hora que a redução da jornada com redução salarial é um anseio da categoria.

NÃO É VERDADE!

Que ecetista que reduzir o já minguado salário que ganha nos Correios? Essa flexibilização é mais um mecanismo inaceitável de pressão da empresa, que ela pode usar para impor transferências e outras adversidades.

Terceirização é precarização e privatização

Mas o pior de tudo é a motivação maior da direção da ECT, que é a terceirização do setor de triagem e transbordo.

Terceirizar é uma forma de privatizar, pois uma parte da empresa vai para a mão de uma empresa particular. É também uma forma de cortar salários e direitos e destruir o Acordo Coletivo da categoria, porque os trabalhadores contratados pela empresa particular para atuarem dentro dos Correios terão salários ainda menores que os ecetistas e menos benefícios.

Empresa que terceiriza mão de obra é sempre um saco de maldades. Os contratos são em geral nebulosos e escondem transações obscuras e suspeitas, tipo dinheiro por fora. São má gestoras e má pagadoras. Se os Correios não pagarem a mensalidade em dia, elas não pagam os trabalhadores. Como aliás já tem ocorrido.

Guilherme Campos = Temer

Temer é o mandante e muso inspirador de Guilherme Campos. 15 dias antes que seu pupilo nos Correios, o temeroso extinguiu 60,9 mil cargos públicos da administração federal.

A desculpa foi muito parecida. O Decreto publicado no DO fala em cargos obsoletos, ultrapassados devido à tecnologia. Mas é mais sincero que o temeroso da ECT ao afirmar que os serviços realizados pelos cargos mutilados já passaram, em parte, a ser realizados via terceirização, e os demais passarão.

Quer saber quem Temer exterminou? Motorista, Secretário, Eletricista, Enfermeiro, Porteiro e Vigilante, Programador e Analista de Sistemas, Dentista, Médico, entre muitos outros. Concorda que são obsoletos? Claro que não, mas vão ganhar muito menos e ter menos direitos com a terceirização, o governo vai economizar e fazer as falcatruas de sempre com os contratos, caixa pra campanha, etc.

Não à privatização e à precarização!

Denunciamos e são aceitamos essa medida da direção da ECT! A experiência com MOTs e motoristas terceirizados já nos mostrou que ela significa precarização do trabalho e da própria empresa.

O cargo de OTT tem que ser mantido, assim como os serviços dos Correios têm de ser executados por trabalhadores concursados, funcionários da ECT! Também não aceitamos a redução da jornada COM redução salarial.

É por isso que o SINTECT-SP e a FINDECT estão na luta! É para essa luta que chamamos o apoio e a participação de todos os companheiros!