Falta de segurança dificulta trabalho de carteiros em Diadema – Portal G1.com

Notícia publicada dia 05/06/2015 21:05

O problema dos assaltos constantes aos carteiros, tanto a pé quanto motorizados já foi alvo de uma ampla campanha do Sintect/SP (clique aqui e veja algumas das intervenções do sindicato junto aos órgãos competentes na campanha contra os assaltos e pela saúde do trabalhador), e mesmo assim a SSP (Secretaria de Segurança Pública) ainda não encontrou uma alternativa para ao menos amenizar o drama dos trabalhadores ecetistas, e por outro lado temos a ECT, que parece não se preocupar tanto com o assunto.

Fonte: Portal G1

Sindicato propõe colocação de chips em encomendas para reduzir roubos.
SSP diz que PM não foi procurada pelos Correios para garantir segurança.

AssaltosOs moradores de Diadema, no ABC, reclamam que as entregas de mercadorias compradas pela internet não têm sido feita pelos Correios. Embora tenham pago o frete, os consumidores são obrigados a procurar a agência dos Correios para retirar o produto. A empresa afirma que a falta de segurança prejudica o serviço, como mostrou o SPTV.

A fila na porta do Centro de Distribuição virou rotina em Diadema já que os funcionários dos Correios não estão entregando as encomendas nas casas. Mesmo quem mora ou tem empresas em locais movimentados está sofrendo. “Já deve estar há 3 anos assim. É um absurdo isso”, afirmou o empresário Sandro Silva.

“Os trabalhadores dos Correios sofrem roubos constantes. Eles roubam também objetos pessoais, como carteira, celular. Eles já sofreram também sequestros”, disse Ricardo Adriani Peixe, secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios.

A praticidade na compra feita pela internet não tem compensado a longa espera para retirada da mercadoria no Centro de Distribuição. Por isso, muitos consumidores já começaram a desistir das compras online. “Eu diminui bastante [as compras]. Tenho comprado mais na loja, porque eu já retiro. Se tiver que vir aqui são dois trabalhos”, afirmou a aposentada Eny Costa de Paula.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) diz que a Polícia Militar não foi procurada pelos Correios para ajudar na segurança das entregas. Já os correios dizem que apenas uma pequena parcela das encomendas não é entregue nas casas.
A empresa não informa quantos assaltos contra os carteiros foram registrados na região e nem o que fez para combater os roubos.
Como os roubos não acontecem só em Diadema, o sindicato dos carteiros já cobrou dos Correios a colocação de chips eletrônicos pra rastrear as encomendas, o que reduziria muito o problema.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra com o vídeo do SPTV no Portal G1