O “Dia D” dos CEEs, organizado pelo Sindicato, arranca primeiras vitórias

Notícia publicada dia 16/04/2013 14:40

ECT se compromete a introduzir chip’s nas encomendas, para localizar os assaltantes sem colocar em risco os trabalhadores, e a rever as travas de segurança dos veículos

A direção da DR-SPM dos Correios percebeu que os trabalhadores não estão de brincadeira, e que estão dispostos a entrar em Greve no dia 18/4, conforme foi aprovado por diversos CEE’s, para exigir segurança contra os assaltos diários. Por isso a ECT acabou de se comprometer a rever os meios de segurança que ela tem utilizado até hoje, que ao invés de dar mais segurança aos trabalhadores só os coloca em mais risco de morte frente aos bandidos, devido à incapacidade da Empresa em garantir segurança aos seus empregados.

Assembleia no CEE São Bernardo aprovando a paralisação

Os primeiros compromissos assumidos pela direção da DR-SPM são basicamente os seguintes:

1) Colocação de rastreadores portáteis (chip’s) para a localização de encomendas, para que as mesmas possam ser localizadas em caso de assaltos, sem colocar em risco os trabalhadores. A ação será após o assalto, e deverá ocorrer em parceria entre a Empresa e os órgãos de segurança pública, sem a necessidade de expor o trabalhador;

2) Paralelo a isso, a Empresa irá rever o problema das travas de segurança colocadas nas portas dos veículos de entrega de encomendas, especialmente nas áreas onde têm ocorrido o maior número de assaltos em que os trabalhadores são vítimas de ameaças de morte e agressões dos assaltantes, que não acreditam que o trabalhador não tem como destravar as portas.

Sabemos que ainda é preciso avançar muito, mas estes são os primeiros passos, e que só conseguimos fazer a Empresa assumir esses compromissos, pois houve a mobilização da categoria, que demonstrou sua disposição de junto com o Sindicato fazer uma paralisação de 24 horas no dia 18/4.

Manter os trabalhadores dos CEE’s e toda a categoria unida e mobilizada em torno do Sindicato é a melhor forma de conseguirmos continuar avançando na luta.

Abaixo, fragmento do “Primeira Hora” da ECT sobre esta questão:

DR/SPM  adota novas medidas para garantir a segurança no Processo de Distribuição Postal  na Regional – Em continuidade às ações de investimento  no combate aos delitos contra a distribuição postal, a Diretoria  Regional de São Paulo Metropolitana  obteve  ontem (15/04/13) aprovação da contratação de rastreadores portáteis  pela   Administração Central,  que  será mais uma importante ferramenta de combate ao delito externo. Esta contratação inédita, permitirá a  ECT, em parceria com órgãos de Segurança Publica, traçar ações de monitoramento, inteligência e repressão, como nova estratégia ao combate a criminalidade que atua contra os serviços postais, lembrando que em 2012, em conjunto com a Policia Federal, em 23 dias de operações foram identificados e presos receptadores e assaltantes, com o uso desta ferramenta de segurança. As novas  medidas reforçam o compromisso da  DR/SPM com seus empregados e a sociedade, tratando este problema crítico junto às esferas de Segurança Pública  competentes  e  investindo em prevenção.

Seguem abaixo alguns links de publicações do SINTECT/SP sobre essa questão, inclusive a última reunião realizada diretamente com o Secretário de Segurança Pública do Estado, senhor Fernando Grella Vieira, basta clicar nos links e visualizar as publicações:

Sindicato discute soluções com Fernando Vieira, Secretário de Segurança Pública do Estado

Reunião com o Secretário do Emprego e Relações do Trabalho Sr. Carlos Andreu Ortiz

Reunião com o CONSEG de Franco da Rocha

A luta por segurança não começou hoje, e tem que continuar!!

Diante desses primeiros avanços é necessário lembrar que a luta para que a Empresa tomasse medidas mais concretas para reduzir os assaltos já levou a várias paralisações setoriais, reuniões do Sindicato com a Direção da Empresa, tanto em São Paulo como em Brasília e com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Clicando neste link, você acompanha três páginas de publicações relacionadas à questão dos assaltos e segurança do trabalhador, desde o começo de nossa campanha. Informe-se!!

Essas várias ações pressionaram a Empresa a se posicionar, mas a força da categoria unida, e a definição do dia 18/4 como o “Dia D” dos CEE’s, com uma paralisação de 24 horas, com certeza fez a Empresa se mexer.

Clique nos link’s abaixo para conhecer um pouco mais sobre toda essa luta:

Sindicato prepara o Dia “D” dos CEE’s

Informativo O Ecetista especial sobre o Dia “D” dos CEE’s

Assembleias aprovam a paralisação para o próximo dia 18

Dia 18, quinta feira, 19 horas, todos à Audiência Pública da Assembleia Legislativa de São Paulo, para cobrar da ECT mais segurança e melhores condições de trabalho para a categoria ecetista. O prédio da Assembleia Legislativa fica na Av. Pedro Álvares Cabral, nº 201, Ibirapuera – São Paulo, e a audiência pública será realizada no auditório Teotônio Vilela.

Esta luta é de todos, não deixe de participar e divulgar!!!

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS