A pedido do SINTECT-SP, Câmara de Jandira aprova moção por Correio público

Notícia publicada dia 21/08/2021 11:21

O vereador Fábio Betera atendeu solicitação feita pelos dirigentes do Sindicato, Edilson Pereira e Manoel Feitosa em reunião com ele e apresentou moção em defesa da manutenção dos Correios como empresa estatal e pública.

A moção do vereador pela manutenção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos como empresa pública foi aprovada na 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, ocorrida no dia 10 de agosto de 2021.

A decisão por apresentar a moção e seu conteúdo foi debatida entre o vereador e representantes do SINTECT-SP em reunião realizada em seu gabinete na Câmara Municipal de Jandira.

Para o vereador Fábio, o projeto que viabiliza privatização da empresa e está em tramitação no Congresso deveria no mínimo ser amplamente debatido com a população e contar com a participação de representantes dos municípios.

Após o diálogo com os dirigentes sindicais, ele sustentou que é um absurdo a imposição sem nenhuma discussão aprovada na Câmara dos Deputados. Ela vai prejudicar o país e a população, principalmente dos municípios menores, como Jandira, que não têm movimentação postal suficiente para serem lucrativos e dependem do subsídio cruzado, que só uma estatal tem disposição de fazer, ou seja, usar parte do lucro dos grandes centros para prestar serviços onde é deficitário.

Segundo publicação do site da Câmara de Jandira, Betera “justificou que a privatização contraria o interesse coletivo, considerando que os Correios figuram entre as estatais mais antigas e eficientes do País.

Ele disse ainda que “os Correios são os responsáveis por entregar material e livro didático, transportar urnas eletrônicas e distribuir as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). “Como empresa pública [os Correios] garantem uma política de tarifas e preços justos e acessíveis”.

Por fim, o vereador afirmou que “a venda dos Correios pode precarizar o serviço postal, já que não haveria a garantia da universalização do serviço, como demonstra a experiência de privatização em outros países.

A iniciativa do Sindicato de procurar o vereador e propor a moção é fundamental para que a discussão aconteça nas cidades e atinja a população. Esse tipo de ação pode ser feita por todos os trabalhadores dos Correios em suas cidades.

Veja mais no site da Câmara de Jandira.