Protestos nos CDD’s Vila Rica e São Mateus resultam em reunião contra assaltos

Notícia publicada dia 10/04/2012 19:26

Informamos aos trabalhadores que após os protestos realizados nos CDD’s Vila Rica e São Mateus, o SINTECT/SP recebeu o seguinte ofício:

O SINTECT/SP compareceu a essa reunião, na presença do presidente Diviza, do diretor Pacheco e dos delegados sindicais Ricardo, do CDD Vila Rica e Ronaldo do CDD São Mateus.

Também participaram da reunião os policiais do 19º batalhão, representados pelo Major Magalhães coordenador do 19º batalhão, o Tenente-Coronel Gonçalves, Tenente Meira , Comandante Elizabeth da 1º companhia Vila Rica. Representando a ECT, estavam o Ricardo (coordenador da ASGET), Paulo (ASGET), Marcelo (gerente do CTC Mooca), Vania (coordenadora do CTC Mooca), Luciano (sub-gerente da GESOP-setor de segurança dos Correios) e também os gerentes dos CDD’s Vila Rica e São Mateus.

Nesta reunião foram  discutidas  maneiras de amenizar os assaltos naquela região, que não só atinge aos CDD’s  acima citados, como também os  CEE’s, CTO’s e  vários outros CDD’s da região, como por exemplo o CDD Guaianazes ,  em que meliantes armados passaram em frente do CDD e atiraram em direção ao prédio, na intenção de intimidar os trabalhadores do lugar a não denunciarem os assaltos que os mesmos vem sofrendo.

O SINTECT/ SP colocou as seguintes reivindicações dos trabalhadores: que tirem os cartões de crédito dos carteiros pedestres e que as encomendas só saiam dos CEE’s com escolta para todas as linhas, incluindo os CTO’s e que o horário de entrega seja mudado para a parte da manhã e que os correios dialoguem com as operadoras de cartão para dificultarem o desbloqueio dos cartões de crédito, assim como dos talões de cheques, e que as empresas que vendem seus produtos pela internet coloquem chips de rastreamento nas embalagens de seus produtos, inibindo assim  a ação dos meliantes .

À Policia Militar,  pedimos que os mesmos abordem carteiros, motoristas e carteiros motociclistas para averiguarem se está tudo bem com os mesmos, pois temos vários relatos de sequestros-relâmpago aos funcionários dos correios e esta atitude, em tese inibiria a ação dos meliantes, que vêem os carteiros como alvos fáceis, e no caso de prisão dos assaltantes,  que os mesmos fiquem separados da vítima na hora do reconhecimento,  tomando o cuidado de nunca colocar frente-à-frente  a vítima e os familiares do assaltante, pois existem muitos relatos de que a polícia deixaria as vítimas de frente com o meliante e seus familiares, pondo assim  em risco a vida dos carteiros assaltados .

Os Policiais, após questionamento do SINTECT/SP disseram que estes fatos ocorridos estão sendo investigados e que estarão intensificando o patrulhamento naquela região,  e os mesmos cobrarão da direção da ECT representada por Ricardo (ASGET) e  Luciano (GESOP) que  a empresa tome algumas precauções,  precauções estas que os policiais já haviam orientado a ECT  a tomar anteriormente,  e a mesma não o fez, tais como tirarem dos CDD’s e dos carteiros pedestres as encomendas mais visadas e passarem aos CEE’s,  e os mesmos quando saírem,  comunicarem ao batalhão a data e a hora da saída das encomendas dos CEE’s para que os policiais possam fazer um patrulhamento na região de entrega mais ostensiva.

A ECT disse que esta investindo em novas formas de segurança aos trabalhadores, e que até o final do ano estará completando estes investimentos.

Os policiais daquele batalhão se comprometeram em estar atendendo nossas reivindicações. O SINTECT/SP, juntamente aos policiais da região solicitaram à ECT a Ata oficial da reunião, e em breve estaremos disponibilizando o documento em nosso site, para que a classe trabalhadora tenha seu direito a informação respeitado com a devida  transparência.

_______________________________________________

A ASGET INFORMOU QUE IRÁ DESCONTAR AS HORAS  DO PROTESTO NESTES SETORES (VILA RICA E SÃO MATEUS). SE ELES FIZEREM ISTO, ESTAREMOS ORGANIZANDO UM DIA DE PROTESTO EM TODA ZONA LESTE EM SOLIDARIEDADE AOS DOIS SETORES E EM REPÚDIO AOS ASSALTOS E DOBRAS QUE ESTA REGIÃO NÃO AGUENTA MAIS.

Obs: Reunião realizada em 05/04/2012 às 9:00 no CTC Mooca.

Veja abaixo as fotos dos atos.

Vila Rica.

São Mateus.