SINTECT-SP participa de reunião com o Secretário Nacional das Relações do Trabalho

Notícia publicada dia 23/03/2023 19:01

Elias Diviza, presidente do Sindicato, participou com outras lideranças sindicais da reunião realizada na sede da CTB com o Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Marcos Perioto, na qual apresentou demandas da categoria, a necessidade de garantia dos diretos dos trabalhadores, o respeito às relações de trabalho e aos dirigentes sindicais, entre outras questões.

No encontro, o secretário-geral da CTB Ronaldo Leite entregou ao Secretário um documento composto por quatro pautas prioritárias: a reconstrução da pasta, a retomada da negociação coletiva, a regulamentação do trabalho por aplicativos e o retorno do registro sindical.

Segundo Perioto, a discussão com as centrais sindicais é “fundamental” para o resgate da relevância do Ministério do Trabalho e Emprego, que foi desativado no governo anterior e deixou os trabalhadores sem proteção, expostos inclusive ao trabalho escravo, como está aparecendo agora em várias partes do país.

“Os sindicatos ficaram muitos anos sem ter condições de estabelecer demandas concretas junto ao Ministério do Trabalho e agora nós estamos recuperando essa capacidade, em função da boa vontade do Ministério, no sentido de reabrir o diálogo social e dar encaminhamento devido a cada questão apresentada”, afirmou o Secretário.

E completou: “Nós retomamos o diálogo e a cooperação com as centrais sindicais e com toda a estrutura sindical. Ela é fundamental para recuperar o próprio sentido da existência do Ministério do Trabalho e da execução das políticas públicas dessa área”.