#SaiuNaMídia – Sindicato alerta sobre casos de Covid nos Correios de Votorantim

Notícia publicada dia 28/06/2021 19:53

A semana iniciou com uma forte mobilização do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de São Paulo, Região Metropolitana de São Paulo e Zona Postal de Sorocaba (SINTECT/SP) no Centro de Distribuição Votorantim (CDD), localizado na Av. Jose Manoel da Conceição, 525. Presidência, diretoria e advogado do sindicato protocolaram denúncia junto à vigilância sanitária e uma solicitação de reunião urgente com a prefeita Fabíola Alves à Secretaria de Saúde da cidade.

Sindicalistas foram averiguar as questões sanitárias (Foto: Divulgação)

O motivo foi o aumento explosivo de infecções por Covid-19 entre os trabalhadores dos Correios da cidade.

Uma dirigente sindical acompanhou os trabalhadores do CDD até um posto de atendimento para realizarem a testagem para a Covid-19. “Papel que deveria ser feito semanalmente pela direção da empresa, que irresponsavelmente abandona os trabalhadores à própria sorte e nem numa hora dessas faz o que devia”, afirma a entidade.

A exigência do Sindicato é por fechamento do setor, para que o isolamento social seja respeitado e, assim, garantida a saúde e segurança de todos os demais trabalhadores, a fim de reduzir a contaminação, uma vez que a categoria não foi totalmente imunizada com a vacina.

Nos ofícios enviados a Secretaria de Saúde e à prefeita, o Sindicato afirma que “é de conhecimento da Empresa de Correios, a soma de oito casos confirmados de Covid-19 na unidade, entretanto, de acordo com os trabalhadores da referida unidade, até o presente momento, não estão sendo cumpridas todas as medidas de combate e cautelas necessárias para a redução da contaminação e da transmissão da Covid-19”.

O que dizem os Correios

Em nota, a assessoria de imprensa da Superintendência de São Paulo Interior dos Correios afirma que “os Correios estão acompanhando a situação de saúde do efetivo, prestando o apoio necessário e, também, atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais. Além do afastamento de empregados em grupo de risco e a distribuição de máscaras e álcool em gel ao efetivo, os protocolos de saúde adotados pela estatal preveem orientação permanente aos empregados quanto aos cuidados básicos de higiene e procedimentos de limpeza dos ambientes e equipamentos. Também são adotadas outras medidas como a sanitização das unidades, que vem sendo realizadas desde 2020. No caso do centro de distribuição de Votorantim, essa sanitização ocorreu na segunda-feira (21).Ressaltamos que, em visita à unidade, a vigilância sanitária não constatou nenhuma irregularidade, apenas emitiu orientação para que os protocolos já adotados pela empresa sejam mantidos”, finalizou.

Reportagem publicada na página 11 da edição 419 da Gazeta de Votorantim de 26 de junho a 02 de julho de 2021.

Fonte: Gazeta de Votorantim