Secretário Estadual do Trabalho visita CTB-SP para fortalecer canal de diálogo com trabalhadores

Notícia publicada dia 05/07/2012 22:10

Vagner “Guiné” (Diretor do Sintect/SP) e dirigentes da CTB receberam na manhã desta terça-feira (03) a visita do novo secretário de Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo, Carlos Ortiz. Ex-sindicalista e ferramenteiro aposentado, Ortiz contou um pouco sobre sua trajetória no movimento sindical, até assumir a Pasta no governo estadual.

Acompanhado de seu assessor Luiz Antonio Adriano da Silva, o novo secretário estadual do Trabalho reforçou a disposição de manter aberto o canal de diálogo com o movimento sindical, centrais, sindicatos e, por consequência, trabalhadores e trabalhadoras.

Estreitar os laços

“Queremos ouvir o movimento sindical, as centrais sindicais para conhecer qual a demanda dos trabalhadores. Se nós não trabalharmos com as centrais para fazer funcionar essa relação tripartite entre trabalhadores, empresários e governo, não vamos a lugar nenhum. Por isso desde o inicio reforçamos essa intenção de estreitar os laços, independente de partido, por que são as centrais que mantêm o movimento sindical mobilizado no estado”, afirmou o secretário.

Marceneiros, metroviários, metalúrgicos, professores, trabalhadores em água esgoto e meio ambiente, estiveram presentes para parabenizar o secretário pela iniciativa e questioná-lo acerca da solução para os problemas enfrentados pelos trabalhadores paulistanos como a terceirização, condições de trabalho, alfabetização, entre outros.

Em resposta, Ortiz destacou que em sua gestão, iniciada no último mês de março, pretende aprofundar os pontos positivos das gestões anteriores, encontrar uma solução para as questões abordadas e melhorar temas como a qualificação profissional, rotatividade, segurança a e condições de trabalho.

Qualificar para empregar

“Nosso objetivo é fazer um bom trabalho, principalmente, no que diz respeito à qualificação. Não qualificar apenas, mas sim, empregar. Melhorar a questão do relacionamento entre capital e trabalho, aprofundando a discussão sobre a saúde do trabalhador, que é um tema que está meio esquecido. Precisamos conscientizar movimento sindical e empresário para valorizar esse debate”.

Ortiz também revelou que pretende abrir uma discussão com os empresários, na tentativa de criar parcerias que criem mais vagas de empregos para os trabalhadores oriundos dos cursos de qualificação. “Temos que garantir o comprometimento do empresariado na abertura de vagas no mercado de trabalho, e acima disso, empregos decentes, com salários dignos e benefícios”.

Anfitrião do encontro, Onofre Gonçalves, presidente da CTB-SP, destacou a importância da visita e o que ela representa para os sindicalistas cetebistas. “A iniciativa demonstra  a intenção de estreitar o laço para debatermos os problemas específicos que temosno estado de São Paulo como trabalho decente, primeiro emprego, entre outros. As centrais têm muito que reivindicar e contribuir com a secretaria e esse encontro reforça o canal de diálogo aberto com a secretaria, possibilitando que possamos juntos resolver os problemas da classe trabalhadora”, finalizou o presidente estadual.

Fonte: Portal CTB