Trabalhadores dos Correios do Maranhão elegem Chapa da CTB para comandar o SINTECT-MA

Notícia publicada dia 26/07/2016 11:58

Terminou na noite da última sexta-feira (22) com muita comemoração a apuração da eleição no Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Maranhão (Sintect-MA), que elegeu a Chapa 2 da CTB para comandar a entidade.

IMAGE_CHAPA_2_SINTECT_SP

O processo eleitoral foi realizado entre os dias 20 e 22 de julho e resultado demonstrou que a categoria quer mudança: a Chapa 2 – de oposição, obteve 440 votos contra 356 da Chapa 1, que se mantinha no comando de forma antidemocrática desde a fundação da entidade. Nulos somaram 03 votos, brancos 02.

Neste ano, a eleição foi garantida por uma liminar judicial e acompanhada pelo juiz Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Carlos Gustavo Brito Castro, que garantiu a paridade na Comissão eleitoral e na escolha dos mesários.

Após uma eleição marcada por fraudes comprovadas em 2013, os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios conseguiram escolher de forma democrática e com lisura seus verdadeiros representantes. Mudanças estatutárias realizadas há um ano tornavam inviáveis a candidatura de dirigentes que não eram parte da diretoria ou da CIPA.

“A juíza que acatou nosso pedido entendeu que era uma cláusula draconiana, que impedia o processo democrático de candidatura de membros da categoria. Por isso fomos procurar um interventor, que acompanhou todo o processo até a contagem dos votos que aconteceu na sede do Sintect”, afirmou Márcio Martins, secretário-geral eleito.

Para o dirigente, o resultado comprovou a vontade da categoria de alternância de poder. “Foi uma vitória dos trabalhadores. Agora vamos lutar pelo fortalecimento do sindicato, para unificar a categoria e trabalhar para avançar nas conquistas e direitos nesta campanha salarial que está próxima”, afirmou Márcio Martins.

Opinião compartilhada por Elias Cesário, o Diviza, vice-presidente da Federação Interestadual de Trabalhadores dos Correios (Findect) e presidente do Sintect-SP, que acompanhou o processo. “É uma vitória, principalmente para a categoria que vivia dentro de um abismo há muitos anos, sem conquistas, nem avanços. Praticamente essa é a primeira eleição com disputa neste sindicato. E a participação dos companheiros da CTB foi muito importante nesse processo.

De acordo com Diviza, a chapa eleita é jovem e vem com muita vontade de unir a categoria e realizar um trabalho junto com a Findect.

“Foi muito gratificante ver os trabalhadores tomarem conta do sindicato novamente. Tirando das mãos de pessoas que usavam a entidade como escada, para conquistar cargos dentro da empresa”, finalizou o dirigente.

Todo o processo contou com a assessoria jurídica da advogada Mariana Pereira Gonçalo de Sousa, que desde 2013 acreditou e manteve apoio à chapa, que também dedicou a vitória ao companheiro Jovenilton, que apesar trabalhar ativamente por esse resultado, por motivos pessoais optou por não integrar a composição.

Fonte: Portal CTB