Nova proposta de reajuste é sugerida em mediação no TST

Notícia publicada dia 12/09/2015 03:14

Proposta do TST é aprovada pela ECT, mas segue para avaliação nas assembleias

imagem_postagem_mediação_tst_acordo_coletivo_correios_2015_2016_SINTECT_SP

O SINTECT/SP, representado pelo seu Presidente Elias Diviza participou da reunião de mediação no TST em Brasília nesta sexta-feira (11/09) e novamente a ECT se manteve irredutível em não apresentar uma proposta que contemple as reivindicações dos trabalhadores ecetistas. Assuntos como a realização do Concurso Público, ampliação de medidas de segurança para os trabalhadores e PLR ficaram sem respostas.
Dois pontos são nebulosos nesta proposta, um deles é a criação da “Comissão paritária”, para debater a importante cláusula de saúde, que na avaliação do Sindicato ela tem apenas um caráter CONSULTIVO, e não DELIBERATIVO, ou seja, será consultada antes das tomadas de decisão, mas não possui nenhum poder de decisão, seja a favor ou contra. O outro ponto é a nova GRATIFICAÇÃO proposta para os trabalhadores, que tem um tempo para expirar, ou seja, válida apenas durante o ano vigente do acordo, sendo assim prejudicial para a classe trabalhadora Ecetista.
Essa situação nos leva automaticamente ao raciocínio de que, estaria a ECT apenas preparando a punhalada nas costas do trabalhador? Ou estaria realmente tentando negociar?
Confira abaixo a proposta apresentada pelo Ministro Ives Gandra a ser avaliada pelos trabalhadores em assembleia:
– Reajuste linear a título de GRATIFICAÇÃO de R$ 150,00 a partir de Agosto/2015, e de R$ 50,00 a partir de Janeiro/2016, com a previsão de incorporação de 25% (R$ 50,00 reais) aos salários a partir de Agosto/2016.
-Incorporação da GIP de R$ 100,00 reais a partir Janeiro/2016 e R$ 50,00 reais a partir de Maio de 2016.
-Reajuste de 9,56% dos demais benefícios (Vale-alimentação, Vale-cesta, Auxílio filho especial e Auxílio creche/ babá).
-Redução do percentual de coparticipação do vale alimentação para:
NM 01 a 63 para 0,5%
NM 64 a 90 para 5,0%
NS 01 a 60 para 10%
-Manutenção das demais cláusulas do ACT 2014/2015.
-Constituição de uma Comissão Paritária para discussão da Cláusula 28 (Assistência Médica) do ACT 2014/2015, no prazo de 30 dias, contados a partir da data de assinatura do ACT 2015/2016.
-Implantação da entrega matutina de correspondências até o final de 2016.
Declarada encerrada a audiência, o ministro Vice-Presidente do TST Ives Gandra Martins Filho informou aos representantes sindicais que esta proposta deverá ser apreciada pelas respectivas assembleias gerais até o dia 15/09. A previsão é que na segunda-feira a minuta seja apresentada a FINDECT e levada para avaliação nas Assembleias do dia 15/09 em todos os sindicatos do País.
O SINTECT/SP reforça o chamado sobre a importância dos trabalhadores se manterem mobilizados e preparados para a Greve nacional da categoria, mesmo com a mediação realizada no TST, o Sindicato avalia que essa proposta ainda não atende as reivindicações dos trabalhadores ecetistas e convoca toda a categoria para comparecer a assembleia, onde democraticamente os trabalhadores irão votar e decidir sobre a proposta apresentada pelo ministro do TST.
Assembleia para Deflagração da Greve dia 15/09 as 19 h no CMTC clube