Sindicato aciona Vigilância Sanitária por situação precária do CDD Grajaú

Notícia publicada dia 11/02/2016 21:04

Lixo, insetos, mosquito da dengue/zica, mato alto, prédio com rachaduras: é essa a situação do CDD Grajaú, que não oferece condições mínimas de higiene e segurança para os trabalhadores exercerem suas atividades!

CDD Grajau - 11-02-2016 (4)

No dia 08 de fevereiro o SINTECT-SP encaminhou denúncia e solicitação de fiscalização do CDD Grajaú à Vigilância Sanitária de São Paulo.
As irregularidades são inúmeras e mostram o alto grau de abando e descaso da direção da ECT com a estrutura da empresa e com a saúde, a segurança e as condições de trabalho dos ecetistas.
A unidade de trabalho encontra-se em péssimas condições de higiene e estrutural, tanto por dentro como por fora do imóvel. Há lixo acumulado na calçada, muito mato dentro no terreno, sujeira acumulada, muitos insetos, baratas e ratos, além de água parada, o que dá as condições ideias para a proliferação do mosquito da dengue/zica. São tanto os mosquitos que os trabalhadores precisam ficar de calças compridas o tempo todo. Além disso tudo, o prédio que abriga o setor apresenta um grande número de rachaduras, o que coloca em dúvida a segurança para seu uso.
Os próprios trabalhadores do setor já encaminha solicitação de providências à direção da empresa. Isso há mais de 6 meses. Ou seja, a DR-SPM está ciente da situação há tempos, mas não tomou nenhuma providência. Com isso coloca e mantém em risco a saúde de muitos trabalhadores, clientes e moradores vizinhos.

Como à Vigilância Sanitária cabe a fiscalização dos estabelecimentos, a fim de que seja garantida a preservação da limpeza e da higiene desses locais, evitando a proliferação de doenças, o Sindicato fez a denúncia e o pedido de fiscalização. Até porque, em relação ao mosquito da dengue/zica, já está autorizada até a invasão policial de casas e estabelecimentos.
Já que dialogar e apelar à empresa não adianta, vamos contar com as instituições adequadas para garantir limpeza, higienização e condições estruturais para que os trabalhadores tenham garantido a preservação de seus direitos à saúde e à vida, protegidos pela Constituição Federal (em especial aos artigos 1º, inciso III, 5º caput, 196 e 198, inciso II).
Estamos aguardando a ação da Vigilância Sanitária neste setor e vamos denunciar e pedir fiscalização em todos os setores que apresentarem situação similar.

Ampliação da entrega matutina

Os trabalhadores do CDD Grajaú também exigem a ampliação da entrega matutina para todos os distritos.
Mas a direção empresa, mostrando sua total incompetência, alega que parte dos carteiros do setor realiza entrega pela manhã sob alegação de medida preventiva contra os assaltos. E com isso não amplia a entrega pela manhã para todo o CDD.
Ocorre que a entrega matutina no setor, mesmo sendo parcial, está mostrando o grande número de benefícios que traz.
O Sindicato tem acompanhado o andamento da entrega pela manhã e constatado, junto com os trabalhadores envolvidos, a melhora significativa nas condições de trabalho, na satisfação dos clientes, a redução à zero dos assaltos, assim como melhora para a saúde do trabalhador, por conta da execução do trabalho de rua no horário de temperatura mais amena do dia.
Essas melhorias estão apontadas nas solicitações de implantação universal da entrega matutina feitas pelo Sindicato. É uma medida necessária e urgente para melhorar as condições de trabalho, de saúde e segurança, a produtividade e a lucratividade da empresa, combater os assaltos, diminuir os gastos com indenizações e para devolver a satisfação dos clientes e a credibilidade da empresa.
Ou seja, a experiência em alguns setores, como o CDD Grajaú e Parelheiros, ainda que parcial, está provando a eficácia da entrega matutina. Não dá para entender a resistência da ECT em implantar a medida universalmente.

SINTECT/SP
GESTÃO COM RESPONSABILIDADE SE ALCANÇA + CONQUISTAS