Descaso da ECT que levou a incêndio no Rio de Janeiro é geral e atinge São Paulo

Notícia publicada dia 02/02/2018 16:40

A precariedade do CEE Jacarepaguá, que levou ao incêndio do setor e ao desabamento do prédio na sexta, 02 de fevereiro, vinha sendo denunciada e combatida pelo SINTECT-RJ e os trabalhadores há anos.

O descaso da direção da ECT permaneceu intocado, por isso foi deflagrada uma greve na unidade no dia 29/01, por melhores condições de trabalho e mais segurança no CEE, que tinha graves problemas na infraestrutura, e havia assembleia marcada para segunda, 05/02. Como a empresa nada fez, veio o fogo, provavelmente da deteriorada rede elétrica.

Esse caso é exemplar, porque descaso da direção da ECT e unidades deterioradas há em todo o país, inclusive aqui, em São Paulo.

A exposição dos trabalhadores a riscos para a saúde e a segurança em setores em péssimas condições prediais, de higiene e saneamento foi um dos motivos que levaram o SINTECT-SP a contratar uma equipe de Técnicos de Segurança do Trabalho para verificar as condições nas unidades de trabalho, cumprindo o que prevê no acordo coletivo.

Nessas visitas são feitos laudos técnicos que embasam reivindicações, negociações e pressão sobre a direção da empresa. E para reforçar esse trabalho, a atual gestão do Sindicato intensificou o acompanhamento de toda e qualquer denúncia de más condições de trabalho e a cobrança de soluções.
Foi o que ocorreu no CTE Saúde, depois que uma forte chuva destruiu parte da estrutura da agência instalada na entrada da unidade. Em Santo Amaro o Sindicato também identificou e combateu diversos problemas, inclusive de acessibilidade, que continuam sob acompanhamento.

O CDD Itapecerica da Serra sofreu um incêndio em setembro de 2017. Como em Jacarepaguá, não foi surpresa, pois o SINTECT-SP tinha se antecipado, identificado e denunciado o problema e cobrado solução da DR-SPM, que agiu com seu costumeiro descaso até que o fogo fez seu serviço.
A briga agora é pela locação de novo prédio para a unidade, que a empresa ainda não providenciou, apesar da intensa cobrança do Sindicato, da verba para a locação estar liberada e do imóvel já ter sido escolhido. A péssima gestão continua fazendo seus estragos na ECT e prejudicando a vida dos trabalhadores!

O SINTECT-SP comandou mobilizações por melhores condições de trabalho em vários outros setores. No CTE Vila Maria, por exemplo, houve diversas paralisações e atos por melhorias no setor e para acabar com a perseguição aos trabalhadores.

Na Zona Sul, no doa 01 de fevereiro, os CDDs Parque COCAIA, Parelheiros e Cidade Dutra entraram em estado de greve por melhores condições de trabalho e por um prédio novo para abrigar os trabalhadores na região do Grajaú.

A Diretoria do SINTECT-SP lamenta muito o que ocorreu no CTCE Jacarepaguá. É inadmissível que a direção da empresa seja ausente, relapsa e ineficiente ao ponto de deixar algo dessa proporção ocorrer, com o enorme prejuízo financeiro que acarreta e com o enorme risco de morte que traz aos trabalhadores.

Por essas e outras não dá para engolir a história de que há déficit financeiro e que o único jeito de combatê-lo é cortando custos com mão de obra, reduzindo e destruindo direitos, benefícios e salários dos trabalhadores.

O que falta é competência, seriedade, honestidade e um projeto político direcionado a valorizar os ecetistas, fortalecer os Correios e atender a população com decência e qualidade.

Acompanhe o trabalho do SINTECT/SP e da equipe Técnicos de Segurança do Trabalho do sindicato na luta por melhores condições de trabalho, segue alguns links sobre a atuação do sindicato nos últimos anos visitando, denunciando e solicitando o fechamento de setores por não oferecerem condições de trabalho:

Diretoria do SINTECT/SP e Equipe de Saúde realiza mais uma visita técnica, agora no CDD Ipiranga

SINDICATO E COMISSÃO DE SAÚDE AGENDAM VISITA DE AVERIGUAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CTC SANTO AMARO

Sindicato aciona Defesa Civil devido ao risco de desabamentos no CTE SAÚDE

Incêndio destrói o CDD Itapecerica da Serra

Após acidente com elevador no CTE Vila Maria, Sindicato pede interdição do prédio na Justiça

Paralisação no CDD Grajaú no dia 11/02 exigiu melhores condições de trabalho

Empresa demora para locar imóvel e prolonga o sofrimento dos trabalhadores do CDD Itapecerica

SINTECT-SP convoca luta contra o fechamento do CDD Grajaú, aumento das percorridas e do serviço e deterioração das condições de trabalho

Sindicato denuncia e Correios é autuado por más condições de trabalho no ABC

Sorocaba tem unidades em prédios inadequados e más condições de trabalho

Justiça determina que ECT corrija irregularidades no ambiente de trabalho da UD Juquitiba